No mundo da germinação e cultivo, cada grower tem seus métodos e manhas. Conhecer-se como cultivador é o primeiro passo. Com o tempo, experimentando, cometendo erros e ganhando experiência, a gente cria seu próprio guia de cultivo. O armazenamento, o cuidado e a germinação das sementes de cannabis são tão importantes quanto os da planta. Seguem algumas dicas para que sua semente seja flor.
O primeiro passo para uma germinação bem-sucedida é hidratar a semente de cannabis. Para isso, vamos mergulhar a semente em 5 cm de água filtrada. No mesmo copo, vamos adicionar 3 gotas de água oxigenada; este passo ajuda a oxigenar a semente e remover possíveis patógenos. Após 24 horas, a semente deve ser retirada do copo com uma pinça esterilizada. Agora que nossa semente está hidratada e oxigenada, podemos escolher diferentes métodos para a germinação.
A temperatura ideal é entre 24° e 28°C (75–82°F)
• O ambiente deve estar húmido, mas nunca encharcado.
• A umidade relativa deve estar entre os 70% e os 90%
• As sementes preferem iluminação fluorescente (Luz Fria)
• Toque o mínimo possível nas sementes
• Em cultivos hidropónicos / lã de rocha, o PH ideal é 5.8–6.2
Antes de irmos diretamente aos diferentes métodos, existem algumas regras básicas muito valiosas para a germinação. Para obter os melhores resultados, recomendamos seguir essas direções, independentemente da forma como irá germinar. Dito isto, de todos os fatores a considerar, a temperatura é uma das mais importantes. As sementes irão sempre procurar umidade, mas elas usam a temperatura como um sinal para saber quando agir.
Qual o período esperado de germinação?
Três princípios fundamentais vão incentivar o surgimento da primeira raiz: calor, umidade e escuridão. Com a umidade, vai-se formar uma pequena raiz antes de lentamente se tornar na planta que todos adoramos. Nas condições ideais, as sementes começarão a desenvolver-se a partir de 12-36 horas após terem sido expostas à umidade.
O tempo exato varia, pois depende do ambiente (veja as regras acima). Mesmo o pior cultivador pode germinar uma semente, mas pode demorar algumas semanas e, claro, aumenta o risco de uma planta mais fraca.
Este é talvez um dos métodos menos eficazes, mas ainda assim viável. É um método incrivelmente simples para facilitar a vida aos cultivadores iniciantes, que optam por colocar as suas sementes num copo de água. Metade de um copo com água a uma temperatura de aproximadamente 22°C (71°F). Após 2-4 dias, as sementes começarão a abrir, e deverá ver um pequeno fio branco a aparecer. Assim que esta raiz atinja 2-3mm de comprimento, transfira-a com extremo cuidado da água para vasos com terra previamente preparados.
É provavelmente um dos métodos de germinação mais comuns e possui várias versões. Alguns utilizam algodão, outros usam papéis absorventes. Para este guia, usaremos um papel de cozinha absorvente(Papel Toalha), pois é amplamente disponível e retém a umidade relativamente bem. Coloque uma folha de papel de cozinha numa superfície plana (Tapoer) preferencia de cor escura. Separe as sementes com alguns centímetros entre elas e coloque a segunda camada de papel por cima. Garanta que ambas as folhas estão húmidas, mas não encharcadas. Tampe e guarde em um local com temperatura adequada (citada a cima) aguarde de 48 há 72 h, abrindo a cada 24h por 1 minuto para a oxigenação do ar . Novamente, assim que a raiz branca atingir 2-3 mm, transfira as sementes (cuidadosamente) para os seus vasos. Use o mesmo método acima para o plantio.
Ao plantar diretamente no solo, não será necessário transplantar as suas sementes no momento mais frágil das suas vidas. Aquela primeira raiz branca está cheia de filamentos microscópicos que podem ser facilmente danificados. Dado que um copo de água e papéis molhados estão mais sujeitos a flutuações de temperatura, o plantio no solo é uma opção muito mais segura. Comece por encher os vasos com terra de qualidade, rege com agua. Deixando o solo humido, mais não encharcado. Muitos cultivadores colocam um estimulante de raízes na água. Faça um buraco com 10-15mm de profundidade. Esta será a nova casa da sua semente. Remova as sementes dos seus pacotes e coloque-as nos buracos feitos. Cubra levemente o topo, tendo o cuidado de não comprimir a terra em cima da semente. Se o fizer, a raiz vai lutar para penetrar a terra sólida, desacelerando o crescimento da planta. Borrife água no buraco onde plantou a semente para o substrato permanecer húmido. Com umidade suficiente à volta das sementes, o crescimento das raízes será encorajado. Os vasos deverão ser colocados num clima húmido, dentro da temperatura ideal mencionada anteriomente. Após 4-10 dias, deverá ver a planta brotar, enquanto as raízes começam a desenvolver-se debaixo da terra. A planta inteira, juntamente com a terra, pode ser transferida para um vaso maior, iniciando a rotina normal de cultivo.
Pode ser difícil manter a temperatura ideal (entre 24° e 28°C (75–82°F) e a umidade para a germinação. Não é uma boa ideia deixar as sementes em ambientes abertos. Um local adequado para manter uma temperatura constante, mas não resolve o problema da umidade. Será necessário investir em alguns equipamentos específicos, no entanto, ao usar blocos de lã de rocha, pode criar a condição perfeita para germinar sementes. Mergulhe os blocos de lã de rocha em água . A lã vai reter a umidade e evitar a necessidade de regar durante o início da germinação. Depois, coloque os blocos numa recipiente de plástico com tampa. Os recipientes de guardar bolos grandes são os ideais. O recipiente de plástico vai criar um clima tropical para as suas sementes. Se depois colocar os componentes num armário com temperatura controlada, terá criado um suprimento auto-suficiente de umidade e não será necessário tocar nas sementes novamente até que estejam prontas para transplante. Com este método, as suas sementes deverão germinar em dois dias. Duas ou três semanas após a germinação, as jovens plantinhas deverão estar prontas para as suas novas casas. Nesta fase, tem duas opções: transplantar para os vasos de terra ou aceitar o desafio do cultivo hidropónico. Saberá quando as sementes estão prontas para o transplante porque os sistema de raízes deverão começar a sair e ser visíveis por baixo da lã de rocha. Desde que as raízes não tenham começado a enroscar-se no fundo da lã de rocha, começarão a procurar água e nutrientes no seu novo ambiente e continuarão a crescer.
Entre em contato conosco e deixe sua sugestão, opinião ou crítica que o mais breve possível um de nossos atendentes entrerá em contato